A INFORMAÇÃO A SERVIÇO DO CONHECIMENTO

domingo, 27 de março de 2011

NORUEGA

NORUEGA
A Noruega é um país europeu situado na Península Escandinava. Limitado a norte pelo Mar de Barents, a leste pela Rússia, Finlândia e Suécia, a sul pelo estreito de Skagerrak, que a separa da Dinamarca, e a oeste pelo Mar do Norte e pelo Mar da Noruega. A Noruega tem também territórios situados longe das suas costas:
• Svalbard (inclui Spitzbergen e a Ilha do Urso).
• Jan Mayen.
• Ilha Bouvet - Próximo da Antártica (Oceano Atlântico).
• Ilha de Pedro I - Próximo da Antártica (Oceano Pacífico).
• Terra da Rainha Maud - Território reivindicado pela Noruega, no continente da Antártica.
A Noruega lidera o Índice Global da Paz, possui o segundo maior PIB nominal per capita(atrás de Luxemburgo) e apresenta o segundo mais alto Índice de Desenvolvimento Humano (atrás da Islândia).
Oslo é a capital e cidade mais populosa do país. Outras cidades importantes são Bergen, Trondheim e Stavange.
MOEDA E ECONOMIA
A moeda utilizada na Noruega, e Coroa norueguesa (NOK).Os noruegueses possuem o segundo maior PIB per capita nominal (depois de Luxemburgo) e o terceiro maior PIB (PPC) per capita do mundo. A Noruega também manteve o primeiro lugar entre todos os países do mundo no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) por seis anos consecutivos (2001-2006), e depois recuperou essa posição em 2009.
A economia norueguesa é um exemplo de uma economia mista, um estado de bem-estar social capitalista próspero, com uma combinação de atividades de mercado livre e de grandes propriedades estatais em determinados setores-chave. O Estado tem grandes posições acionistas nos principais setores industriais, tais como no estratégico setor de petróleo (Statoil), na produção de energia hidrelétrica (Statkraft), na produção de alumínio (Norsk Hydro), no maior banco norueguês (DnB NOR), e em telecomunicações (Telenor) . Através dessas grandes empresas, o governo controla aproximadamente 30% dos valores das ações na Bolsa de Valores de Oslo. Quando as empresas não cotadas na bolsa estão incluídas, o Estado tem participação ainda maior na propriedade (principalmente da participação direta em licenças de petróleo). A Noruega é uma nação voltada, principalmente, para a navegação e tem a 6ª maior frota mercante mundial, com 1.412 embarcações mercantes de propriedade norueguesa.
O país é dotado com ricos recursos naturais, incluindo petróleo, energia hidrelétrica, peixes, florestas e minerais. Grandes reservas de petróleo e gás natural foram descobertas na década de 1960, o que levou a uma explosão na economia. A Noruega tem alcançado um dos mais altos padrões de vida no mundo, em parte, por ter uma grande quantidade de recursos naturais em relação ao tamanho de sua população. O Estado de bem-estar social norueguês faz atendimento público e gratuito de saúde, e os pais oferece 12 meses pagos licença maternidade. A renda que o Estado recebe a partir de recursos naturais inclui uma contribuição significativa da produção de petróleo e os rendimentos substanciais e bem gerido relacionados com este setor. A Noruega tem uma taxa de desemprego muito baixa, atualmente em 3,1%.Os níveis de produtividade horária, bem como salário médio por hora na Noruega estão entre os maiores do mundo. Os valores igualitários da sociedade norueguesa garantem que a diferença salarial entre o menor trabalhador assalariado e o diretor executivo da maioria das empresas seja muito menor do que em economias ocidentais comparáveis. Isso também é evidente pelo baixo coeficiente de Gini do país.
O custo de vida na Noruega é cerca de 30% maior do que nos Estados Unidos e 25% maior do que no Reino Unido. O padrão de vida na Noruega está entre os maiores do mundo. A continuação das exportações de petróleo e gás, uma economia saudável e a substancial riqueza acumulada, levam a conclusão de que a Noruega irá permanecer entre os países mais ricos do mundo em um futuro previsível.
RELIGIÃO
Os noruegueses são batizados como membros da Igreja da Noruega, muitos permanecem na igreja do estado para usarem os serviços de batismo, crisma, casamento e funeral, ritos que têm forte legitimidade cultural na Noruega.
79,2%dos noruegueses eram membros da Igreja Estatal da Noruega em 1 de janeiro de 2010, uma queda de 1% em relação ao ano anterior e uma queda de quase 3% quando comparado com os dois anos anteriores. No entanto, apenas 20% dos noruegueses dizem que a religião ocupa um espaço importante em sua vida (de acordo com uma pesquisa recente da Gallup), fazendo da Noruega um dos países mais seculares do mundo (só na Estônia, Suécia e Dinamarca os percentuais de pessoas que consideram a religião um fator importante é menor). No início de 1990, estimou-se que entre 4,7% e 5,3% dos noruegueses frequentavam a igreja semanalmente. Este valor caiu para apenas 2% em 2008, colocando a Noruega, na parte inferior da classificação da frequência à igreja na Europa. Em 2010, o governo da Noruega informou ainda uma queda adicional na frequência à igreja em 2009. Segundo o Eurobarômetro, uma recente, porém um pouco desatualizada, enquete de 2005 dizia que 32% dos cidadãos noruegueses responderam que "acreditam que existe um Deus". Isso se alinha com outro estudo realizado pela Gustafsson and Pettersson (2002), segundo a qual 72% dos noruegueses não acreditam em um "Deus pessoal".
Pouco mais de 10% da população não tem religião (em 1 de janeiro de 2010, 79,2% era membro da Igreja da Noruega. Em 1 de janeiro de 2009, outros 9%, ou 431.000 pessoas, eram membros de comunidades religiosas independentes da Igreja da Noruega) Outras denominações cristãs totalizam cerca de 4,9% da população, a maior das quais é a Igreja Católica, com 57 mil membros. Outros incluem os pentecostais (39.600), a Igreja Luterana Evangélica Livre da Noruega (19.300), metodistas (11.000), batistas (9400), ortodoxos (7700), adventistas (5100), assírios e caldeus, e outros. As congregações luteranas sueca, finlandesas e islandesas na Noruega têm cerca de 22.500 membros no total.
CULTURA
Entre os noruegueses famosos incluem-se o dramaturgo Henrik Ibsen; os exploradores Roald Amundsen, Fridtjof Nansen e Thor Heyerdahl, os pintores Edvard Munch, o compositor do romantismo Edvard Grieg, a banda de música pop internacional A-Ha e os romancistas Bjørnstjerne Bjørnson, Knut Hamsun e Sigrid Undset, vencedores do Prêmio Nobel de Literatura em 1903,1920 e 1928, respectivamente.
Os noruegueses celebram o seu dia nacional a 17 de Maio, marcando o dia da Constituição da Noruega. Nesse dia, muitas pessoas vestem o bunad (trajes tradicionais) e a maioria assiste ou participa nas paradas do 17 de Maio que se realizam por todo o país. Os estudantes do último ano escolar também saem às ruas e festejam usando um tradicional macacão nas cores azul, branco e vermelho.
A Mitologia Nórdica também é parte importante da cultura do país, tendo influenciado diversos escritores de várias partes do mundo, como Tolkien, Neil Gaiman, Douglas Adams e Diana Wynne Jones. Os trolls fazem parte das canções, contos, ditados e crendices populares.
Como uma nação de fazendeiros e pescadores, a Noruega é famosa pela diversidade e simplicidade de sua culinária, muitas vezes associada ao bacalhau. Batatas e diversos tipos de peixes, pães, bagas, cereais e queijos são consumidos no país, alguns pratos e comidas típicas são o lutefisk, o gravlaks, o kransekake, o brunost e lompes.

Fonte bibliográfica:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Noruega

Nenhum comentário:

Postar um comentário