A INFORMAÇÃO A SERVIÇO DO CONHECIMENTO

domingo, 27 de março de 2011

AUSTRIA

AUSTRIA
A Áustria oficialmente República da Áustria (Republik Österreich), é um país de cerca de 8,3 milhões de habitantes, localizado na Europa Central. Faz fronteira com a Alemanha e com a República Checa no norte, Eslováquia e Hungria a leste, Eslovênia e Itália a sul e Suíça e Liechtenstein a oeste. O território da Áustria abrange 83.872 quilômetros quadrados e é influenciado por um clima temperado e alpino. O terreno da Áustria é muito montanhoso, devido à presença dos Alpes, apenas 32% do país é inferior a 500 metros de altura e seu ponto mais alto está a 3.797 metros. A maioria da população fala alemão,que também é língua oficial do país. Outros idiomas oficiais locais são croatas, húngaro e esloveno.
Hoje, a Áustria é uma democracia representativa parlamentar composta por nove estados federais.A capital - com uma população superior a 1,6 milhões, a maior cidade da Áustria - é Viena. A Áustria é um dos países mais ricos no mundo, com um PIB nominal per capita de 43.570 dólares. O país tem desenvolvido um alto padrão de vida e em 2008 ficou na 14ª posição no mundo no Índice de Desenvolvimento Humano. A Áustria é um membro das Nações Unidas desde 1955aderiu à União Européia em 1995 e é um dos fundadores da OCDE.Áustria também assinou o Acordo de Schengen em 1995,e adotou a moeda européia, o euro, em 1999.
A maior parte do território austríaco - dois terços do total - está localizada na seção oriental dos Alpes, que atingem altitudes de mais de 3000 metros. A população se encontra nos vales dos rios, entre os quais o Danúbio, que vai desde Passau, na fronteira com a Alemanha, passando por Linz e Viena, até Bratislava, na fronteira com a Eslováquia. Outro rio importante é o Inn, que passa por Innsbruck, com seu afluente Salzach, que cruza a cidade de Salzburgo. O Lago de Constança (Bodensee) é o maior do país e forma a tríplice fronteira com a Alemanha e a Suíça.
O clima predominante na Áustria é o continental úmido, com verões quentes (temperaturas variando de 20 °C a 35 °C) e invernos frios com temperaturas frequentemente abaixo de 0 °C, especialmente nas regiões dominadas pelos Alpes. Na planície da Panônia e no vale do Danúbio há menos incidência de chuvas que nas demais áreas do país.
RELIGIAO
Cristianismo é a religião predominante na Áustria. De acordo com os dados do censo de 2005, 68,5% da população austríaca se declara como católica, embora somente 13% destes frequentem a igreja com regularidade. Os outros grupos cristãos mais significativos - embora muito menores - são os luteranos, concentrados na região da Caríntia e somando 4,7% da população e os ortodoxos, formando cerca de 2% - a maioria imigrante do Leste Europeu. Depois do Cristianismo, a religião mais numerosa é o Islamismo, com 4,2% da população. Existem ainda pequenas comunidades de hindus, siks, budistas e judeus. Cerca de 12% da população austríaca não tem filiação religiosa.
ECONOMIA
A Áustria é um dos 10 países mais ricos do mundo em termos de PIB per capita (US$ 45 000 em 2007). Tem uma economia social de mercado bem desenvolvida e um altíssimo padrão de vida. Até a década de 1980, muitas empresas foram estatizadas. Nos últimos anos, entretanto, a privatização diminuiu a participação estatal a um nível comparável a de outras economias européias. Junto a uma indústria altamente desenvolvida, o turismo internacional é a parte mais importante da economia austríaca. O PIB em 2007 foi de US$ 270 bilhões.
A Alemanha foi historicamente o principal parceiro comercial da Áustria, o que fez da Áustria dependente da economia alemã. Mas desde que a Áustria se transformou num estado-membro da União Européia, formaram-se vínculos mais próximos com outros países do bloco e sua dependência da Alemanha diminuiu. O crescimento do PIB atingiu 3,3% em 2006.
Os setores mais importantes da indústria são: cimento, produtos químicos, equipamentos elétricos, madeira, móveis, vidro, ferro e aço, artigos de couro, veículos motorizados, instrumentos ópticos, papel e polpa, alimentos e bebidas, têxteis e roupas. As exportações incluem: madeira, móveis, ferro e aço, papel e polpa, têxteis, maquinaria, eletricidade e Magnesita. Moeda: Euro, que substituiu o xelim austríaco em 2002.
CULTURA
A Áustria, como uma grande potência européia no passado, gerou uma grande contribuição para a cultura mundial em diversas formas de arte, especialmente a música. Desde o fim do século XVIII até a Primeira Guerra Mundial, em 1914, Viena era considerada a segunda capital cultural da Europa, superada apenas por Paris.
Muitos dos mais famosos compositores eruditos do mundo nasceram na Áustria, entre os quais Wolfgang Amadeus Mozart, Joseph Haydn, Franz Schubert, Anton Bruckner, Gustav Mahler, a família Strauss, Arnold Schönberg, Anton Webern, Alexander von Zemlinsky, Siegmund von Hausegger e Alban Berg. A cidade de Viena historicamente sempre foi um dos mais importantes centros mundiais da inovação musical.
Além dos compositores nativos, muitos outros compositores de outros países foram atraídos para a Áustira devido ao patrocínio dos Habsburgo, entre os quais Ludwig van Beethoven, Carl Maria von Weber e Johannes Brahms. Outros compositores estrangeiros como Franz Liszt, Franz Lehár, Bedřich Smetana, Antonín Dvořák e Béla Bartók tiveram grande influência na música austríaca.
O atual hino nacional da Áustria foi escolhido depois da Segunda Guerra Mundial para substituir o tradicional hino austríaco escrito por Joseph Haydn ("Kaiserlied"), e que inicialmente era atribuído a Mozart.
Na música popular, o ritmo mais associado à Áustria é a valsa e, nos dias atuais, a schrammelmusik. Outra característica musical associada à Áustria é o iodelei tirolês. Alguns nomes internacionalmente famosos da música popular austríaca são o pianista de jazz Josef Zawinul e o roqueiro Falco.
ARTES PLÁSTICAS
Alguns dos pintores e desenhistas mais famosos da Áustria são Ferdinand Georg Waldmüller, Gustav Klimt, Koloman Moser, Oskar Kokoschka, Egon Schiele, Alfred Kubin, Raoul Hausmann, Arnulf Rainer, Gottfried Helnwein e Franz West. A pintura atingiu um ponto de destaque na Áustira década de 1900. Na segunda metade do século XX estabeleceu-se a escola vienense do Realismo Fantástico e, posteriormente, do Surrealismo. A essa escola pertence Friedensreich Hundertwasser, com seus desenhos decorativos abstratos. Um movimento importante foi o Aktionismus, nos anos 1960, que juntou a pintura com o teatro.
Outros artistas plásticos famosos da Áustria são a fotógrafa Inge Morath e os arquitetos Johann Fischer von Erlach, Johann Lukas von Hildebrandt e Otto Wagner.
CULINÁRIA
A culinária austríaca é uma das mais multiculturais da Europa, tendo recebido influências da Hungria, República Checa, Itália e Alemanha (Baviera) e é muito conhecida internacionalmente por seus doces e massas folhadas. Alguns dos mais famosos pratos são o schnitzel vienense, o spätzle, um tipo de macarrão, o apfelstrudel - um tipo de torta de maçã com massa folhada e a sachertorte, um tipo de torta de chocolate.

Bibliografia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81ustria

Nenhum comentário:

Postar um comentário