A INFORMAÇÃO A SERVIÇO DO CONHECIMENTO

sábado, 4 de maio de 2013

GLOSSARIO LINGUISTICO


GLOSSARIO LINGUISTICO

1- Se você tivesse que fazer uma gramática, quais tópicos colocaria nela?

Com certeza você volocaria conceitos, normas  que são imprescindíveis numa língua para melhor entendimento, e como deve se apresentar para estudos: prescritiva, normativa e descritiva, alem da objetividade e finalidade desta gramática.

2- Alomorfe – são s as variantes do morfema em função do contexto.
 3- Alofone - são as realizações de um fonema divididas na cadeia falada, de maneira  que nenhuma delas jamais aparece no mesmo contexto que outra.
 4- Aquisição da linguagem - processo ou resultado do aprendizado de um determinado aspecto da língua, e à língua como um todo.
 5- Arbitrariedade - Propriedade da linguagem humana segundo a qual as formas lingüísticas aparentemente não apresentam nenhuma correspondência física com as entidades do mundo real a que se referem
6 - Ciência: é o conhecimento ou um sistema de conhecimentos que abarca verdades gerais ou a operação de leis gerais especialmente obtidas e testadas através do método científico

7- Competência lingüística - é o sistema de regras interiorizado pelos falantes formando  o seu saber lingüístico, pelo  qual são capazes de pronunciar ou de compreender sua língua.
8- Diacronia -  estudo da lingüística histórica  para designar a transmissão de uma língua, através do tempo, sofrendo transformações em todos os níveis, cujo conjunto constitui a evolução lingüística.

9 - Discurso - designa todo enunciado superior a uma frase, considerando o ponto de vista das regras de encadeamento das seqüências de frases.
10- fala-é a manifestação  externa e concretizada  da língua, é um ato individual .
   11-fonema - a unidade mínima do sistema de sons de uma língua.
   12-Fonética - Ciência que estuda as características  físicas dos sons da fala, os gestos corporais das línguas de sinais,e que fornece métodos para sua descrição, classificação e transcrição.
13- Fonologia - Ramo da Lingüística que estuda os sistemas de sons das línguas, ou seja, o fonema.
 14-Gramática descritiva - Estuda a descrição de uma língua na forma como ela é encontrada no aspecto falado e escrito.
   15 - Gramática gerativa - e uma teoria mentalista que estuda   a língua  como um sistema de princípios mentais,ou seja,seu principal foco é  o aspecto metal  da língua.
Conjunto de regras formais que projeta um conjunto finito de sentenças sobre o conjunto potencialmente infinito de sentenças que constituem a língua como um todo.
     16- Gramática - estuda a forma, a composição e todas as questões referentes a uma determinada Língua..
    17- Gramática universal - e o estado   inicial da faculdade  da linguagem,como parte de dotação genética da espécie humana,e portanto inato.
18- línguaé um sistema de valores, cujos elementos são signos,definidos pela diferença  que apresentam  em relação a outros signos,tornado assim, o produto  de um convenção  estabelecida  entre membros de um determinado grupo.
19- linguagem. – é um faculdade  humana, uma capacidade que os homens para produzir ,desenvolver,compreender a língua e outras manifestações simbólicas semelhantes à língua.
           19-LINGUÍSTICA APLICADA
Ramo da Lingüística que se interessa basicamente pela aplicação de teorias, métodos e descobertas lingüísticas na elucidação dos problemas de língua surgidos em outras áreas da experiência (Tradução e Ensino de Língua Estrangeira, entre outras).
          20-LINGUÍSTICA GERAL
Lingüística caracterizada pela aplicabilidade universal da teoria ou método lingüístico no estudo das línguas, englobando os conceitos teóricos, descritivos e comparativos.
21-  Linguística” pode ser definido como a ciência que estuda os fatos da linguagem.
          22- MORFEMA
Unidade mínima distintiva da gramática, e principal objeto de estudos da Morfologia.
           23- MORFOLOGIA
Ramo da Gramática que estuda a estrutura ou as formas das palavras, principalmente por meio de construções com morfemas.
24- PARADIGMA
Termo básico da Lingüística usado para o conjunto de relações que uma unidade lingüística tem com outras unidades em um contexto específico. Na Psicolingüística, o termo é usado com referência a uma classe de respostas associativas das pessoas ao ouvirem uma palavra de estímulo, ou seja, as respostas que recaem nas mesmas classes de palavras que o estímulo.

25- PRAGMÁTICA
Estudo da língua do ponto de vista dos usuários, em especial as escolhas feitas, as restrições encontradas ao usar a língua em interação social e o efeito de seu uso sobre outros participantes em um ato de comunicação.
26-PERFORMANCE LINGUISTICA
Competência-» é a capacidade que um indivíduo possui para compreender e produzir correctamente os símbolos que representam determinada realidade/conceito. Um indivíduo com competência linguística, dominará todo um conjunto de códigos que lhe permitirão quer compreender a mensagem quer transmiti-la.

Performance ou realização-» é a forma como o indivíduo consegue “mostrar” a sua competência linguística. À partida, se uma mensagem foi transmitida com sucesso, poderemos afirmar que o emissor teve uma boa desempenho/realização linguística.

26- Signo- unidades lingüísticas  que dão significados a alguma coisa , como palavras ou sentenças ou textos.
     27- SINTAGMA
Termo usado na análise gramatical com referência a um elemento ou estrutura com mais de uma palavra, mas sem a estrutura de sujeito-predicado típica das orações.

29-semiótica – estuda todas as manifestações  da faculdade da linguagem,através de analises feitas sobre a língua.


Fontes: http://macieldealmeida.blogspot.com.br/2009/02/glossario-de-linguistica.html
http://pt.shvoong.com/books/17

Nenhum comentário:

Postar um comentário